CNBB Sul 2
CNBB Sul 2 Boletim Informativo
Cadastre seu email:  Cadastre seu e-mail
CNBB Sul 2
 
 
10/11/2010 - 13:10 - Congregação para o Clero, Doutrina da Fé e Igrejas Orientais (Boletim 7)

Visita a Congregação para o Clero.

Na manhã do dia 9 os bispos foram recebidos na Congregação para o clero pelo Sr. Cardeal Mauro Piacenza, que fez a saudação inicial, afirmando que estão muito felizes pela visita dos bispos do Paraná.

Dom Francisco Carlos Bach, bispo referencial para os presbíteros, fez a saudação em nome de todos os presentes, destacando a realidade dos presbíteros, alegrias e sombras.

O cardeal agradeceu pelo quadro apresentando com a visão geral da Igreja no Paraná. Mons. Piacenza destacou a importância da seleção dos candidatos, quanto á sua qualidade e a formação inicial dos seminaristas. Destacou o modelo de Cura D`Ars, que mobilizou toda a França. Enfatizou a importância da santificação do clero. Destacou a formação humana, intelectual e espiritual do sacerdote e, como conseqüência, a formação pastoral. Nesse processo a formação dos formadores é essencial, cujo formador por excelência é o bispo. O bispo deve acompanhar com muito carinho a vida do presbítero, trabalhando sobre a identidade presbiteral.

Mons. Piacenza incentivou a vida de oração e a importância de um centro de oração e adoração eucarística.

O subsecretário destacou alguns aspectos específicos sobre a vida dos presbíteros em casos especiais. Seguiu-se conversa espontânea sobre casos específicos.

Congregação para a Doutrina da Fé

Congregação para as Igrejas Orientais

Recebidos pelo Cardeal, prefeito.

O cardeal Sandri acolheu a todos e afirmou que este é  o primeiro grupo de bispos brasileiros que visita a congregação. Nominou a presença, no Brasil, dos ucranianos, melquitas, maronitas e armena. Essas são as únicas realidades institucionalizadas para os orientais. Existem, também, outros pequenos grupos de orientais provindos de várias regiões. É muito difícil manter a cultura, a espiritualidade, devido a absorção pela cultura local.

O cardeal agradeceu pelo interesse e colaboração dos bispos; solicitou a ajuda para manter a cultura oriental e o zelo para reservar o rito do batismo, como orienta o direito canônico.

Dom Moacyr saudou o Sr. Cardeal e seus assessores. Na seqüência, Dom Volodemer fez a apresentação da realidade ucraniana.

 O cardeal agradeceu pelas palavras de Dom Volodemer. Destacou a custódia da Terra Santa e a coleta para os lugares santos. Destacou as grandes necessidades da Igreja na Terra Santa.

 Pontificio Conselho Justiça e Paz -  (sendo elaborado)

Pontificio Conselho para os Migrantes   (sendo elaborado)

Inserida por:
Fonte:  .
Imprimir   enviar para um amigo
voltar
Visita Ad Limina – Sexta feira – Debaixo da terra
Terminados os dias da Visita Ad Limina, alguns bispos partiram para suas dioceses, ou para outros compromissos na Europa. Permaneceram ainda 18 bispos que irão continuar o trajeto, na próxima segunda feira, até o sul da Itália, antes de retornar ao Brasil
 
Boletim 9 - último dia - Celebração na Basílica São João de Latrão e Embaixada Brasileira
Às 16h do dia 11 os bispos celebraram a sagrada eucaristia na catedral de Roma, a Basílica São João de Latrão.
 
Saudação de Dom Anuar à Congregação para a Educação Católica
Saudação de Dom Anuar à Congregação para a Educação Católica
 
Visita à Cong para a Educação católica e ao Pont Cons para a comunicação (Boletim 8)
Úlyimos dicastérios a serem visitados.
 
Muita chuva e um aniversariante - Visita Ad Limina
Embora seja liturgicamente o dia da Dedicação da Basílica de São João do Latrão, nossa missa lá será só na quinta feira. Hoje tivemos cinco encontros marcados, o que preencheu totalmente o dia chuvoso. A missa ficou para as 19 horas, Dom Rafael Biernaski,
 
DISCURSO DE DOM VOLODEMER KOUBETCH, OSBM – EPARCA DE SÃO JOÃO BATISTA DOS UCRANIANOS CATÓLICOS NO BRASIL
DISCURSO DE DOM VOLODEMER KOUBETCH, OSBM – EPARCA DE SÃO JOÃO BATISTA DOS UCRANIANOS CATÓLICOS NO BRASIL NA CONGREGAÇÃO PARA AS IGREJAS ORIENTAIS, POR OCASIÃO DA VISITA “AD LIMINA APOSTOLORUM” DOS BISPOS DA CNBB REGIONAL SUL II
 
Saudação de Dom Getúlio Teixeira Guimarães ao Presidente do tribunal da Assinatura Apostólica
Saudação de Dom Getúlio Teixeira Guimarães ao Presidente do tribunal da Assinatura Apostólica (dia 5-11-2010)
 
Saudação de Dom Francisco Carlos Bach - Congregação para o Clero
Visita à Congregação para o Clero, dia 9 de novembro. Saudação de Dom francisco Carlos Bach
 
Saudação de Dom Ladislau Biernaski no Pontificio Conselho Justiça e Paz
Em primeiro lugar gostaria de saudar o Sr. Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Peter KodwoTuksone os seus assessores.
 
Saudação de Dom João Alves dos Santos, ofm,cap, no Pontificio Conselho para a Saude
A Pastoral da Saúde no Regional Sul II da CNBB tem como objetivo “Evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde
 
Visita à Congregação para os Bispos e Pont Cons para a Saude - e celebração na Basílica S Paulo fora dos Muros (Boletim 06)
Visita à Congregação para os Bispos e Pontificio Conselho para a Saude.
 
Saudação de Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, no Pontificio Conselho para a Familia
Saudação de Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, no Pontificio Conselho para a Familia.
 
Visita ad limina, dia 6 de novembro (boletim 05)
Na manhã do dia 6 os bispos do Paraná foram recebidos na Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos
 
Visita ad limina, dia 5 de novembro (boletim 04)
Bispos visitam o Pontif.Conselho para os Leigos e o Pont. Conselho para a Familia
 
Discurso do Papa Bento XVI aos bispos do Parana (Boletim 3.1)
Discurso do Papa aos bispos do Regional Sul II
 
Encontro com o Santo Padre - Boletim 3
Encontro dos bispos do Parana com o Santo Padre
 
Visita ad Limina – Boletim 2 – Missa na Basílica São Pedro, e visita ao Tribunal da Assinatura Apostolica
O segundo dia da visita ad limina teve o seu início com a celebração da eucaristia na Basílica São Pedro, na capela do túmulo do apóstolo.
 
Confira fotos na Galeria de imagens - visita ad limina
Confira fotos na Galeria de imagens - visita ad limina
 
Boletim 1 - Visita à CAL, Congregação para a Vida Consagrada e celebração na Basílica Santa Maria Maior
O primeiro dia da Visita ad limina foi de grande riqueza.
 
Entrevista – Visita ad Limina – Sul II - Dom Moacyr José Vitti, CSS
Entrevista concedida pelo arcebispo de Curitiba ao jornal L`Osservatore Romano sobre a visita ad limina apostolorum
 

Login:
Senha:
 
 
 
 
Login:
Senha:
 
 
 
 
   
WV Desenvolvimento e Hospedagem