CNBB Sul 2
CNBB Sul 2 Boletim Informativo
Cadastre seu email:  Cadastre seu e-mail
CNBB Sul 2
 
 
25/03/2009 - 15:04 - PASTORAL UNIVERSITÁRIA

1.    1. Justificativa

 

¨       “A Universidade pretende ser lugar privilegiado, mas não exclusivo, para criar e divulgar o saber sistematizado em escala universal, no qual as várias ciências e artes (técnicas) se integram harmoniosamente, por meio da interdisciplinariedade. A visão da cultura, do mundo, da história e da vida que nasce e é difundida na Universidade deve ser, por definição, ampla, universal, mas deve também encarnar-se na situação própria de cada lugar e país. Suas tarefas fundamentais são a pesquisa, o ensino e a extensão.” (Estudos da CNBB 56, no. 121).

¨       Devido o fato que o Ensino Superior ocupa um papel de suma importância na sociedade moderna é fundamental que a Igreja esteja presente, em dialogo, quando está sendo confeccionado novos conhecimentos e novas técnicas destinados a beneficiar, ou não, a sociedade. 

¨       Com uma postura critica e ética a Igreja deve procurar junto com este mundo de saber as respostas aos grandes desafios do nosso tempo, com uma atenção especial nas áreas da dignidade do ser humano, a renovação da vida comunitária e a construção de uma sociedade verdadeiramente solidária.

¨       O mundo universitário forma os líderes de hoje e amanhã, então, a Igreja precisa de acompanhar jovens cristãos e seus educadores nesta fase de vida para que num espírito de serviço, dialogo, anúncio e testemunho de comunhão eles possam se preparar bem para exercer liderança no futuro como membros plenos da comunidade, evangelizadores da Boa Nova de Jesus Cristo, e construtores de uma sociedade justa e solidária.

 

2. Objetivo

 

¨       Evangelizar proclamando a Boa Nova de Jesus Cristo à comunidade Universitária em geral, promovendo um dialogo entre fé, cultura e ciência, para formar cristãos capacitados e competentes capazes de responder aos desafios deste tempo, e, de colocar o saber ao serviço da transformação deste mundo e a construção de uma sociedade justa e solidária a caminho do REINO definitivo.

 

 

2.    Diretrizes

 

¨       Oferecer cursos de Pastoral Universitária para iniciantes a se realizarem por províncias eclesiásticas.

¨       Reunir militantes em cada Diocese do Paraná e respectivas Instituições de Ensino Superior, para que, em pequenos grupos possam partilhar suas vidas, aprofundar sua fé, discutir os problemas da IES onde estudam, através da Revisão de Vida e Revisão da Prática, utilizando o método Ver-Julgar-Agir, rever e celebrar.

¨       Transformar a Universidade e a ciência, de ambiente aparentemente neutro, em ambiente ético e em instrumento de serviço para toda a comunidade humana, com especial consideração pelos mais necessitados e marginalizados.

¨       Assumir a evangélica opção preferencial pelos pobres nos diversos ambientes de atuação da universidade (Movimento Estudantil, Representação Discente na estrutura Universitária, projetos de pesquisa, de extensão e ensino) e, também, fora dela no movimento popular, sindicatos, e Partidos, respeitando a diversidade de dons e colocando o saber a serviço da solidariedade.

¨       Vivenciar a espiritualidade própria da Pastoral Universitária à luz da pessoa de Jesus  e o anuncio da Boa Nova, através do dialogo, da fraternidade, e da solidariedade.

¨       Atuar organicamente através da Pastoral de Conjunto e Comunhão Eclesial, tendo contatos com a coordenação Regional da Pastoral da Juventude, Pastoral da Educação, Pastoral da Cultura e outras afins, tendo presente o sentimento de unidade na diversidade, inseridos na Igreja local, unidos a seu Pastor, em espírito de comunhão e participação, colaborando na construção do Reino de Deus.

 

3.    Atividades Permanentes

 

¨       Encontro anual Regional da Pastoral Universitária.

¨       Representação nos Cursos e Assembléias Diocesanas, Provinciais, Regionais e Nacionais.

¨       Visitas a grupos de Pastoral Universitária nas Dioceses.

¨       Oferecer cursos de formação nas Províncias e Dioceses.

 

4.    Organização

 

¨       Representante Episcopal: Dom Anuar Battisti.

Inserida por: Dominique
Fonte:  CNBB - Regional Sul II
Imprimir   enviar para um amigo
voltar
CRP – CONSELHO REGIONAL DE PASTORAL
.
 
CNLB - CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL - SUL II
.
 
COMISSÃO NACIONAL DE DIÁCONOS
.
 
OSIB – ORGANIZAÇÃO DOS SEMINARIOS E INSTITUTOS (FILOSÓFICOS E TEOLÓGICOS) DO BRASIL
.
 
COMISSÃO REGIONAL DE PRESBÍTEROS
.
 
COMISSÃO PASTORAL DA TERRA DO PARANÁ
.
 
PASTORAL DA AIDS
.
 
PASTORAL DA CRIANÇA
.
 
PASTORAL DA SOBRIEDADE
.
 
PASTORAL OPERÁRIA
.
 
PASTORAL DA PESSOA IDOSA
.
 
PASTORAL DO MIGRANTE
.
 
PASTORAL DA SAÚDE
.
 
PASTORAL DOS SURDOS
.
 
PASTORAL CARCERÁRIA
.
 
PASTORAL INDÍGENA E INDIGENISTA
.
 
PASTORAL DA EDUCAÇÃO
.
 
PASTORAL DO MENOR
.
 
SAV – Serviço de Animação Vocacional
.
 
Pastoral da Comunicação
.
 

Login:
Senha:
 
 
 
 
Login:
Senha:
 
 
 
 
   
WV Desenvolvimento e Hospedagem